Publicações

Os materiais (folders, cartilhas, livros, etc) produzidos pelo CFP podem ser adquiridos gratuitamente, através do seu CRP de origem e estão disponíveis para download no site do CFP. Informamos que a concessão do material está condicionada à disponibilidade e quantidade do mesmo e deve ser solicitada por email (veronica.costa@cfp.org.br).

A Revista Psicologia: Ciência e Profissão – DIÁLOGOS é uma revista temática  enviada gratuitamente a entidades da psicologia, universidades e a todos os psicólogos inscritos nos CRPs, ativos e adimplentes, em dia com suas anuidades, por isso, não temos um sistema de assinatura. O psicólogo que atender a esses requisitos e não receber a revista deverá procurar seu CRP de origem para verificar seu cadastro e atualizar seus dados. Os psicólogos que não receberam a revista poderão recebê-la mediante consulta prévia aos cadastros e disponibilidade de exemplares. Além disso, é possível visualizar e fazer o download da revista no menu ‘Publicações’, item Revista Diálogos.

Diante do interesse em submeter seu texto à avaliação da Comissão Editorial, o autor deve encaminhar ao Conselho Federal de Psicologia os documentos necessários descritos nas Normas Editoriais da Revista Psicologia: Ciência e Profissão. As Normas Editoriais podem ser encontradas em qualquer edição da Revista impressa ou on-line. Os artigos deverão ser de autoria de psicólogos, estudantes de Graduação e Pós-Graduação e pesquisadores. Clique aqui para ler  normas para submissão de artigos.

De acordo com as normas para publicação da Revista Psicologia Ciência e Profissão (Orientações Editoriais), após o recebimento de artigos pela Comissão Editorial da revista deve ser o seguinte: 1) encaminhamento a 2 consultores ad hoc para emissão de parecer; 2) encaminhamento dos pareceres para a reunião da Comissão Editorial para decisão final; 3) informação para o autor: se recusado, se aprovado ou se necessita de reformulações (neste caso, é definido um prazo de 30 dias, findo o qual o artigo é desconsiderado, caso o autor não o reformule; 4) para os aprovados, encaminhamento para a composição e diagramação; 5) encaminhamento do texto diagramado e ilustrado para o autor revisar. O prazo é de 72 horas para retornar ao CFP; 6) publicação. Esclarecemos que a revista é uma publicação trimestral com 17 artigos por edição.

Para visualizar as normas de publicação da Revista Psicologia: Ciência e Profissão clique aqui.

– Pessoa física: A Revista não possui assinatura. Ela é distribuída gratuitamente para Conselhos Regionais de Psicologia, bibliotecas, entidades e Instituições de Ensino Superior em Psicologia, devidamente cadastradas em nosso banco de dados. Além disso, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão, encontra-se disponível on-line no site ou através do site do CFP. – Pessoa jurídica: A Revista não possui assinatura. Ela é distribuída gratuitamente para Conselhos Regionais de Psicologia, bibliotecas, entidades e Instituições de Ensino Superior em Psicologia, devidamente cadastradas em nosso banco de dados. Para que possamos lhe enviar os exemplares, necessitamos da cópia dos documentos de autorização e/ou reconhecimento do MEC do seu curso de Psicologia. Abaixo, segue um formulário com todos os dados necessários para que as instituições interessadas solicitem o cadastro: – Nome da Instituição – Endereço para recebimento da Revista – Bairro – Cidade – UF – CEP – País – Telefone 1, (XX) Telefone 2, Telefone 3, – E-mail – Nome do Responsável – Cargo que ocupa

A Revista Psicologia Ciência e Profissão, editada pelo Sistema Conselhos de Psicologia, propõe-se a publicar artigos que remetam à atuação profissional do psicólogo, sejam centrados na pesquisa, nas práticas profissionais ou sejam artigo de reflexão crítica sobre produção do conhecimento da área. Portanto, a Revista não possui matérias informativas, críticas ou avaliativas referentes a publicações (livros). Os tipos de textos que podem ser encontrados na revista são: – estudos teóricos/ensaios – análises de temas e questões fundamentadas teoricamente, levando ao questionamento de modos de pensar e atuar existentes e a novas elaborações. – Relatos de pesquisa – investigações baseadas em dados empíricos, recorrendo a metodologia quantitativa e/ou qualitativa. – Depoimentos – relatos de experiência profissional de interesse para as diferentes práticas psicológicas. – Comunicações – relatos breves de pesquisas ou trabalhos apresentados em reuniões científicas/eventos culturais. – Ressonâncias – comentários complementares e réplicas a textos publicados em números anteriores da revista.

A Revista Psicologia: Ciência e Profissão passou a ser uma revista eletrônica a partir do ano de 2003. Todos os números da revista estão on-line. Para acessar, clique aqui.

O envio da Revista Psicologia: Ciência e Profissão é exclusivo as bibliotecas de Universidades que tenham o curso de Psicologia reconhecido pelo MEC, aos Conselhos Regionais de Psicologia e para as entidades que divulguem a Psicologia como Ciência e Profissão.

A Revista Psicologia: Ciência e Profissão, desde o ano de 2003, passou a ser uma revista eletrônica, acessível de forma integral pelo site www.cfp.org.br/.