Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH)

 

Instituída no XI Plenário, a Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH) do CRP-RJ tem como meta visibilizar a conexão entre as práticas psicológicas e os Direitos Humanos, na direção do fortalecimento do exercício profissional norteado pelo respeito às diferenças e às multiplicidades e afirmando esses direitos como um patamar ético necessário às mediações para o relacionamento dos diversos atores e grupos sociais. A CRDH manifesta-se publicamente quando há violação dos DH em notas e atos públicos.

A reflexão sobre a interface da Psicologia com Direitos Humanos é estendida a toda categoria por meio da organização de debates, seminários e outros eventos. Para potencializar as ações, a CRDH atua em eixos, mas objetiva a integração de todas as ações e a regionalização das atividades, valorizando a participação em eventos nas subsedes, pontos focais e universidades e procurando transversalizar ações com outras comissões do CRP RJ.

Clique aqui e veja o relatório de atividades da CRDH no triênio 2013 – 2016.

MEMBROS

Coordenadora: Maria Helena Rodrigues Navas Zamora (CRP05/12685)

Eixo Psicologia e Laicidade – Conselheiro-coordenador: José Henrique Lobato Vianna (CRP 05/18767)

Eixo Psicologia e Socioeducação – Conselheiro-coordenador: Juraci Brito da Silva (CRP 05/28409)

Eixo Psicologia e Relações Raciais – Coordenadora: Carina Augusto da Cruz (CRP 05/37581)

Eixo Psicologia e Diversidade Sexual e de Gênero – Conselheiro-coordenador: Alexandre Nabor Mathias França (CRP 05/32345)

Eixo Psicologia, Mobilidade Humana e Trânsito – Conselheira-coordenadora: Janaína Sant’Anna Barros da Silva (CRP 05/17875)