Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) – 2014 a 2016

Visando cumprir com as metas desenvolvidas a partir do Planejamento Estratégico Plurianual (http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2014/11/Planejamento-Plurianual-2014-2016.pdf) realizado pelo XVI Plenário, foi aprovada a organização das ações voltadas para a atuação das psicólogas e dos psicólogos na área da Assistência Social, por meio da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS).

Assim, em 2014, a Comissão foi criada com o propósito de fortalecer a atuação profissional da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visando qualidade técnica, melhores condições e relações de trabalho na consolidação dos direitos socioassistenciais.

Para o desenvolvimento do projeto da CONPAS (PROJETO_CONPAS_POS_IV_CBP), a Comissão foi dividida em três instâncias, conforme segue descrito abaixo:

CONPAS Executiva: 

Gestora das ações institucionais do CFP junto aos profissionais de psicologia que atuam na política de assistência social, assim como, junto aos órgãos/instâncias responsáveis pelo compartilhamento da gestão do SUAS. Foi composta pela (os) Conselheiras (os) Rogério de Oliveira Silva, Meire Viana e Lurdes Oberg e pelas (os) Psicólogas (os) Convidadas (os) Leovane Gregório, Enrico Braga e Carla Ribeiro, sendo a última membro do Colegiado Ampliado do CFP e Coordenadora da Comissão.

CONPAS Ampliada:

Instância destinada a atuar para a formulação, articulação e implementação regional das ações da Comissão, oferecendo também subsídios teóricos e técnicos para a definição da política e das ações a serem desenvolvidas. Foi constituída pelos membros da CONPAS EXECUTIVA; por profissionais convidados com expertise na temática da Assistência Social (sendo um de cada região do Brasil), a saber: Mariana Baldoino da Costa (MA), Nilton Santos da Silva (AL), Lívia Maria Fontana (SC), Mônica Vasconcellos Dias (RJ), Gardênia de Souza Furtado Lemos (GO); por um representante da FENAPSI e dois representantes de FETSUAS, a saber: Rafael Gonçalves de Santana e Silva (posteriormente substituído por Marcelo Tourinho de Garcia Soares – FENAPSI) e Geová Moraes da Silva (posteriormente substituído por Vânia Maria Machado – FETSUAS); e, ainda, por representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia (um por região geográfica do país, sendo um para as regiões: sul, sudeste e centro-oeste; e dois para as regiões norte e nordeste, totalizando 07 – sete).

CONPAS Plena

Instância destinada a proporcionar capilaridade às ações e deliberações da Comissão em âmbito nacional; e contribuir com a articulação de instituições, organizações e demais atores do campo de atuação e conhecimento da Assistência Social para apoiar e compor o processo de produção da Comissão. Composta pelos membros da instância CONPAS AMPLIADA e um membro de cada Conselho Regional de Psicologia.

 

No dia 17 de dezembro, o Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconheceu a importância de formalizar a criação da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) por meio da Resolução CFP nº 35/2015 (http://conpas.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/8/2014/11/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-035-15.pdf).