PsiNAed é uma iniciativa da Comissão de Psicologia na Educação do Conselho Federal de Psicologia para dar visibilidade à área da Psicologia no campo da Educação. Essa plataforma visa apresentar os principais debates e desafios da área, contribuições teóricas para a formação e legislações envolvendo a Psicologia na Educação. Também visa fornecer um mapeamento da realidade profissional desta área, identificando nacionalmente os concursos, localizando os municípios onde esse processo já ocorreu, entre outras ações.
A Psicologia, historicamente, esteve presente na formação de educadores e, também, como um campo importante de trabalho profissional. Alguns desafios ainda se apresentam na luta para assegurar a inserção profissional da Psicologia na Educação: Garantir políticas públicas que promovam a atuação profissional da Psicologia na Educação Básica. Ampliar e qualificar a formação consistente em Psicologia para atuação na Educação. Contribuir para a melhora das condições de desenvolvimento de crianças e adolescentes e de suas famílias, dentro e fora das escolas.
COMPONENTES:
- Raquel Souza Lobo Guzzo – http://lattes.cnpq.br/8863163152848405
- Meire Nunes Viana – http://lattes.cnpq.br/9659114651144648
- Vera Lúcia Morselli – http://lattes.cnpq.br/9104844031409351
- Vanuza Célia Sales Silva – http://lattes.cnpq.br/7982244454901016
- Fabíola Braz Aquino – http://lattes.cnpq.br/8059477511210341
- Maria Cláudia Oliveira – http://lattes.cnpq.br/6281151757179145
- Ariadyne Barros Luz – http://lattes.cnpq.br/7918204365062652
- Claisy Maria Marinho De Araújo – http://lattes.cnpq.br/2999127173845463
- Adna Fabíola Guimaraes Teixeira Fontenele – http://lattes.cnpq.br/4091937163912201
- Rosangela Francischini – http://lattes.cnpq.br/8215665927399376
A PsiNAed elegeu alguns eixos centralizadores para aglutinar as ações, reflexões e debates: 1º eixo: “Psicologia na Educação: Exercício Pro – fissional” – debate temas presentes no cotidiano da escola: “Psicologia, Educação e Diversidade” (Educação Inclusiva, Medicalização da Educação e Relações Étnico-Raciais na Escola), “Psicologia, Escola e Violência” (Processos Sócio-educativos, Criminalização da Juventude e Bullying nas Es – colas) e da “Psicologia Escolar e Transições do Desenvolvimento” (Corte Etário, Relação Famí – lia-Escola, Profissionalização e Ensino Superior). 2º eixo: “Psicologia na Educação e Formação Pro – fissional” – destaca características importantes para a formação de profissionais que pretendam atuar ou atuem no campo, especialmente em te – mas como: teorias do desenvolvimento humano, ética do trabalho profissional na escola, direitos humanos, políticas públicas, avaliação e interven – ção psicossocial, processos de aprendizagem. 3º eixo: “Políticas de Inserção da Psicologia no Campo Educacional” – com propostas e deba – tes sobre a ampliação deste campo de trabalho, avaliando as possibilidades de efetivação nas equipes técnicas nas escolas, colocando-se a centralidade das ações na direção de encami – nhar ações rumo à efetivação da Psicologia nas Políticas Públicas de Educação, acompanhando os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional neste sentido.
PsiNAed é uma iniciativa da Comissão de Psicologia na Educação do Conselho Federal de Psicologia para dar visibilidade à área da Psicologia no campo da Educação. Essa plataforma visa apresentar os principais debates e desafios da área, contribuições teóricas para a formação e legislações envolvendo a Psicologia na Educação. Também visa fornecer um mapeamento da realidade profissional desta área, identificando nacionalmente os concursos, localizando os municípios onde esse processo já ocorreu, entre outras ações.