Apresentação

O Conselho Regional de Psicologia 21ª Região – Piauí é uma autarquia federal de direito público que tem a finalidade de orientar, disciplinar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicólogo dentro da sua Jurisdição. É também atribuição do Conselho zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão. O Conselho Federal de Psicologia e os 23 Regionais hoje existentes são instâncias mediadoras entre a Psicologia e a sociedade, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados. Sua regulamentação surgiu através da Lei Federal n° 5.766 de 20 de dezembro de 1971.

O Conselho não é órgão corporativo de defesa, tampouco promotor de formação profissional, papéis estes dos sindicatos e das instituições formadoras, respectivamente, mas um defensor da sociedade por meio da legislação e da organização da categoria na direção da ética. É somente por meio do oferecimento de um quadro profissional claro e destacado que uma profissão poderá ter retornos da comunidade a qual a mesma se destina.

Entretanto, uma vez que é função desta autarquia o zelo pelo exercício profissional ético, a mesma realiza discussões com a categoria acerca de como podem ser aumentadas as suas atuações em direção à melhoria da vida das pessoas. Para tanto, desenvolve ações que promovam a integração de profissionais na construção de uma política que seja correspondente às necessidades da população.

Para gerir o funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, foram criadas instâncias deliberativas nacionais da categoria: o Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado a cada três anos, nos períodos de eleições; a Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), realizada semestralmente com representantes de todos os Conselhos Regionais e Federal; e o Plenário e a Diretoria do CFP. E em âmbito regional: o Congresso Regional de Psicologia (COREP) – realizado a cada três anos; as Assembleias Gerais – convocadas pelo menos uma vez a cada ano; e o Plenário e a Diretoria, que funcionam como instâncias deliberativas. O alcance das suas decisões, as quais devem estar submetidas às determinações federais, é restrito ao âmbito da jurisdição do Regional.

O CRP-PI tem a sua sede na cidade de Teresina, localizado na Rua Vereador Luís Vasconcelos, n° 986, Bairro: São Cristóvão, CEP: 64.052-250. Possui como instâncias institucionais a Assembléia Geral, a Plenária, a Diretoria, as Comissões Permanentes, as Comissões Temáticas e os Grupos de Trabalho.

O Conselho Regional de Psicologia do Piauí

O CRP-21ª foi criado pela resolução n° 01, de 09 de janeiro de 2013 devido a necessidade de maior descentralização da gestão da entidade, proporcionando o exercício profissional responsável e regionalizado. A partir dai o CRP-21ª se tornou responsável por zelar o exercício profissional da (o) psicóloga (o), no Estado do Piauí, de acordo com as normas e princípios éticos vigentes.

Composição do II Plenário

DIRETORIA

Eduardo Moita
Conselheiro Presidente

José Augusto Ribeiro
Conselheiro Vice Presidente

Elizandra Pires
Conselheira Tesoureira

Cinthya Selma
Conselheira Secretária

CONSELHEIRAS(OS)

Vanessa Guzzi
Danilo Camuri
Joyce Mesquita
Juliana Dias
Carlos Alberto Matos
Lorena Vilarinho
Diane Cardoso
Janaina Barbosa
Wilker Leal
Renata Leão
Valéria Macêdo
Patricia Carvalho
Francisca Tatiana Dourado
Dalylla Marya Soares

Missão

Zelar pela Psicologia Piauiense como ciência, profissão e prática de transformação social, norteados por princípios éticos.

Visão

Tornar-se referência de gestão política continuada, unir e aproximar os psicólogos inscritos no CRP-21ª, visando uma maior participação desses nas ações do seu Conselho, consolidando e representatividade da Psicologia na sociedade.

Comissões

As Comissões e suas coordenações são as seguintes:

Comissão de Orientação e Fiscalização (COF)
Joyce Mesquita

Comissão de Orientação e Ética (COE)
Carlos Alberto Matos

Comissão de Direitos Humanos (CDH)
Elizandra Pires

Comissão de Titulo de Especialista (CAT)
José Augusto Ribeiro

Comissão de Tanatologia (CT)
Patricia Moreira

Comissão de Psicologia do Esporte (CPE)
Rodrigo Damasceno