Apresentação

O Conselho Regional de Psicologia 21ª Região – Piauí é uma autarquia federal de direito público que tem a finalidade de orientar, disciplinar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicólogo dentro da sua Jurisdição. É também atribuição do Conselho zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão. O Conselho Federal de Psicologia e os 23 Regionais hoje existentes são instâncias mediadoras entre a Psicologia e a sociedade, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados. Sua regulamentação surgiu através da Lei Federal n° 5.766 de 20 de dezembro de 1971.

O Conselho não é órgão corporativo de defesa, tampouco promotor de formação profissional, papéis estes dos sindicatos e das instituições formadoras, respectivamente, mas um defensor da sociedade por meio da legislação e da organização da categoria na direção da ética. É somente por meio do oferecimento de um quadro profissional claro e destacado que uma profissão poderá ter retornos da comunidade a qual a mesma se destina.

Entretanto, uma vez que é função desta autarquia o zelo pelo exercício profissional ético, a mesma realiza discussões com a categoria acerca de como podem ser aumentadas as suas atuações em direção à melhoria da vida das pessoas. Para tanto, desenvolve ações que promovam a integração de profissionais na construção de uma política que seja correspondente às necessidades da população.

Para gerir o funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, foram criadas instâncias deliberativas nacionais da categoria: o Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado a cada três anos, nos períodos de eleições; a Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), realizada semestralmente com representantes de todos os Conselhos Regionais e Federal; e o Plenário e a Diretoria do CFP. E em âmbito regional: o Congresso Regional de Psicologia (COREP) – realizado a cada três anos; as Assembleias Gerais – convocadas pelo menos uma vez a cada ano; e o Plenário e a Diretoria, que funcionam como instâncias deliberativas. O alcance das suas decisões, as quais devem estar submetidas às determinações federais, é restrito ao âmbito da jurisdição do Regional.

O CRP-PI tem a sua sede na cidade de Teresina, localizado na Rua Vereador Luís Vasconcelos, n° 986, Bairro: São Cristóvão, CEP: 64.052-250. Possui como instâncias institucionais a Assembléia Geral, a Plenária, a Diretoria, as Comissões Permanentes, as Comissões Temáticas e os Grupos de Trabalho.

O Conselho Regional de Psicologia do Piauí

O CRP-21ª foi criado pela resolução n° 01, de 09 de janeiro de 2013 devido a necessidade de maior descentralização da gestão da entidade, proporcionando o exercício profissional responsável e regionalizado. A partir dai o CRP-21ª se tornou responsável por zelar o exercício profissional da (o) psicóloga (o), no Estado do Piauí, de acordo com as normas e princípios éticos vigentes.

Composição do IV Plenário

DIRETORIA

Saul de Melo Ibiapina Neres (CRP-21/00629)
Conselheiro Presidente CRP21;

Rodrigo Almeida Damasceno CRP-21/02561
Conselheiro Vice-Presidente CRP21;

Julianne Alencar Gomes Cavalcanti (CRP-21/00499)
Conselheira Tesoureira CRP21;

Rafa Moon Carvalho Pires da Silva (Rafael Carvalho Pires da Silva CRP-21/03231)
Conselheira Secretária do CRP21;

CONSELHEIRAS  (OS) EFETIVAS (OS)

Keila Maria Rodrigues da Costa (CRP-21/02216)
Conselheira Presidente da COE  (Comissão de Orientação e Ética CRP21);

Anderson Meireles de Carvalho (CRP 21/01797);
Conselheiro Presidente da COF (Comissão de Orientação e Fiscalização CRP21);

Ivana Araújo Pereira Amorim (CRP-21/00941)
Conselheira Presidente da CDH (Comissão de Direitos Humanos CRP21);

Rafa Moon Carvalho Pires da Silva (Rafael Carvalho Pires da Silva CRP-21/03231) – Coordenadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP);

Missão

Zelar pela Psicologia Piauiense como ciência, profissão e prática de transformação social, norteados por princípios éticos.

Visão

Tornar-se referência de gestão política continuada, unir e aproximar os psicólogos inscritos no CRP-21ª, visando uma maior participação desses nas ações do seu Conselho, consolidando e representatividade da Psicologia na sociedade.

Comissões

As Comissões e suas coordenações são as seguintes:

Comissão de Orientação e Fiscalização (COF)
 Anderson Meireles de Carvalho

Comissão de Orientação e Ética (COE)
Keila Maria Rodrigues da Costa

Comissão de Direitos Humanos (CDH)
Ivana Araújo Pereira Amorim

Comissão de Tanatologia (CT)
Claudia Aline de Brito Oliveira

Comissão de Psicologia do Esporte (CPE)
Rodrigo Almeida Damasceno

Comissão de Educação (CE)
José Milton de Carvalho Neto