Apresentação

Apresentação

O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região – Espírito Santo (CRP16/ES) é uma autarquia de direito público que tem a finalidade de orientar, disciplinar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicólogo. É também atribuição do Conselho zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

O Conselho Federal de Psicologia e os Regionais são instâncias mediadoras entre a Psicologia e a sociedade, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados. Sua criação foi regulamentada pela Lei Federal n° 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

O CRP16/ES tem a sua sede em Vitória. Possui como instâncias institucionais a Assembleia Geral, a Plenária, a Diretoria, as Comissões Permanentes, as Comissões Temáticas de Orientação e os Grupos de Trabalho, instituídas por Regimento Interno (Resolução CFP 007/2014)

O Sistema Conselhos de Psicologia dispõe de duas instâncias máximas de deliberação, por meio das quais são traçadas e avaliadas as diretrizes e ações a serem priorizadas durante os anos de gestão dos Conselhos de Psicologia (regionais e federal): o Congresso Nacional de Psicologia (CNP), Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF).

O Sistema Conselhos
O Conselho Regional de Psicologia é uma autarquia de direito público, com o objetivo de orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão de psicólogo, zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão. Faz parte do Sistema Conselhos, estando diretamente ligado ao Conselho Federal de Psicologia

A Lei 5.766 dispõe sobre a criação do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais de Psicologia. A partir dessa lei define-se que os Conselhos em questão são dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira. Esta lei ainda define em seus artigos as atribuições e funções dos membros dos Conselhos e como devem ser realizadas as eleições para a escolha dos novos componentes.

Composição do VII Plenário – Gestão 2022 – 2025
Diretoria
Thiago Pereira Machado – Conselheira Presidente
Marina Francisqueto Bernabé – Conselheira Vice-presidenta
Edireusa Fernandes Silva – Conselheira Tesoureira
Rodrigo dos Santos Scarabelli  – Conselheiro Secretário

Conselheiras(os) Efetivas(os)
Ana Claudia Gama Barreto
Felipe Rafael Kosloski
Júlia Carvalho dos Santos
Rafaela Kerckhoff Rolke Piantavinha
Stéfani Martins Pereira

Conselheiras(os) Suplentes
Bárbara Vitor de Aquino e Souza
Danielly Abreu Xavier
Danthi Barbosa Lima
Diana Nascimento Freire
Iasmyn Cerutti Rangel
Jean Fabrício Sales Gomes
José Antônio Souto Siqueira
Nayara Oliveira Francisco

Missão: Habilitar, orientar, fiscalizar, regulamentar, disciplinar o exercício da profissão, garantindo os princípios éticos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

Visão: Realizar gestão participativa, descentralizada e transparente, com projeto pautado na qualidade científica, ética e técnica, compromissado com a democracia e dignidade humana; ampliar e fortalecer os espaços de participação das(os) psicólogas(os), garantindo a representação plural, pensando no respeito às especificidades de cada área de atuação da Psicologia.