Apresentação CRP-11

O Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região – CRP11 é uma autarquia de direito público que tem a finalidade de orientar, disciplinar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicólogo em todo o Estado do Ceará. É também atribuição do Conselho zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

O Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais são instâncias mediadoras entre a Psicologia e a sociedade, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados. Sua criação foi regulamentada pela Lei Federal n° 5.766, de 20 de dezembro de 1971 e pelo Decreto nº 79.822, de 17 de junho de 1977.

O CRP11 foi criado no ano de 1992, com jurisdição abrangendo os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Anteriormente, este território era vinculado ao Conselho Regional de Psicologia da 2ª Região, sediado em Recife, estado do Pernambuco.

A jurisdição do CRP11 abrangendo os três estados perdurou até o ano de 2013, quando foram criados os Conselhos Regionais de Psicologia da 21ª e 22ª Regiões, dando, através de um processo gradual de desmembramento, autonomia administrativa e política aos estados do Piauí e Maranhão, respectivamente.