Grupo de Trabalho de Diversidade

Objetivos:

Objetivo Geral

Contribuir com o trabalho do CRP10 no que tange fomentar a discussão sobre a atuação da Psicologia na área da diversidade sexual no estado do Pará.

Objetivos Específicos

  1. Estabelecer cineclubes ou relações com os locais já existentes para debater temáticas da Psicologia e diversidade sexual na relação com o cinema.
  2. Ampliar o debate a respeito do compromisso ético e político das (os) psicólogas (os) no cenário da medicalização, judicialização e patologização da sociedade, a fim de promover práticas contrárias a LGBT fobia.
  3. Intensificar o debate acerca das peculiaridades regionais e a prática da Psicologia na atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social vítimas da LGBT fobia.
  4. Promover debate sobre as políticas regionais voltadas à diversidade sexual e questõesdasidentidadestrans sob a ótica dos direitos humanos.
  5. Promover debates acerca de critérios para avaliação psicológica referente ao processo transexualizador, superando o modelo biomédico de patologização/medicalização.
  6. Fomentar junto à Secretaria de Saúde a criação de ambulatório do processo transexualizador no Amapá.
  7. Consolidar a interface da Psicologia com outros campos de estudo de outras categorias profissionais e a sociedade civil, na discussão da questão LGBT, sugerindo novas propostas de atuação.
  8. Promover ações de prevenção nas escolas sobre a orientação sexual e identidade de gênero.