Objetivos:
Objetivo Geral
Contribuir com o trabalho do CRP10 no que tange fomentar a discussão sobre a atuação da Psicologia na área da diversidade sexual no estado do Pará.
Objetivos Específicos
- Estabelecer cineclubes ou relações com os locais já existentes para debater temáticas da Psicologia e diversidade sexual na relação com o cinema.
- Ampliar o debate a respeito do compromisso ético e político das (os) psicólogas (os) no cenário da medicalização, judicialização e patologização da sociedade, a fim de promover práticas contrárias a LGBT fobia.
- Intensificar o debate acerca das peculiaridades regionais e a prática da Psicologia na atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social vítimas da LGBT fobia.
- Promover debate sobre as políticas regionais voltadas à diversidade sexual e questõesdasidentidadestrans sob a ótica dos direitos humanos.
- Promover debates acerca de critérios para avaliação psicológica referente ao processo transexualizador, superando o modelo biomédico de patologização/medicalização.
- Fomentar junto à Secretaria de Saúde a criação de ambulatório do processo transexualizador no Amapá.
- Consolidar a interface da Psicologia com outros campos de estudo de outras categorias profissionais e a sociedade civil, na discussão da questão LGBT, sugerindo novas propostas de atuação.
- Promover ações de prevenção nas escolas sobre a orientação sexual e identidade de gênero.