Apresentação

O Conselho Regional de Psicologia da 24ªRegião é uma autarquia federal composta por um grupo de profissionais de psicologia, agentes honoríficos, e uma equipe técnica de colaboradoras (es) dos estados de Rondônia e Acre.

PROPÓSITOS:

Promover orientação à categoria e a sociedade pautada nas referências técnicas e na legislação profissional, garantindo o rigor ético e técnico necessários à prestação de serviços psicológicos.

Desenvolver ações de fiscalização do exercício da Psicologia, nos âmbitos público e privado, assegurando o cumprimento das normas vigentes.

Apurar as infrações disciplinares aplicando as medidas cabíveis conforme estabelecido no Código de Processamento Disciplinar.

VALORES:

  • Ética;
  • Transparência;
  • Compromisso social;
  • Defesa dos direitos humanos;
  • Valorização da identidade regional.

VISÃO:

Ser referência para a categoria e para a sociedade na garantia do exercício profissional pautado em princípios éticos e técnicos.

MISSÃO:

Fortalecer o compromisso social da Psicologia, desenvolvendo ações de orientação, fiscalização e disciplina, contribuindo para o seu desenvolvimento enquanto ciência e profissão, a partir das especificidades do território de abrangência do CRP-24.


Fundamentação jurídica:

Criadas pela Lei Federal nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971, e regulamentadas pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977, as entidades que compõem o Sistema Conselhos de Psicologia são dotadas de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativo-financeira destinados a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.

SEDES E REPRESENTAÇÕES:

Criado no dia 3 de fevereiro de 2019, através da Resolução CFP n° 3/2019, o CRP-24 é composto pela Sede localizada em Porto Velho – RO, Subsede em Cacoal – RO, Seção em Rio Branco – AC e Subseção em Cruzeiro do Sul – AC.

ORGANIZAÇÃO:

O CRP-24 é composto pelo Plenário, Diretoria e Comissões.

O Plenário é o órgão deliberativo composto pelos conselheiros (efetivos e suplentes). São eleitos por um período de três anos, por meio do voto direto dos psicólogos registrados no Conselho. Aprova estratégias de ação, novos procedimentos de funcionamento administrativo do Conselho e julga processos éticos.

A Diretoria é o órgão executivo responsável pela operacionalização das diretrizes e decisões do Plenário eleito anualmente e é composto por quatro conselheiros efetivos: presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro.