Comissão Bem-Viver: Psicologias Indígenas e Corpos Territórios

A Comissão Bem Viver: Psicologias Indígenas e Corpos Territórios é responsável por inserir via CRP/RS pautas que respeitem os povos originários, preservar os modos de vida, a ciência que perpassa em nossos corpos e chega em espaços de partilha. Bem Viver se refere aos modos de vida baseados em relações de solidariedade entre as pessoas, a natureza e o meio ambiente o visível e o não visível, assim como a representatividade de desenvolver de forma coletiva novas formas de organização e convivência no mundo não indígena. A saúde mental é a nossa identidade ancestral, com a finalidade de ocupar esse espaço e defender as pautas inerentes à saúde mental na perspectiva indígena principalmente no que tange ao cuidado em liberdade, as vivências a partir dos modos de ser e viver indígena, defender tudo o que que fazemos enquanto psicologia originária.
Portanto, faz-se necessária uma mediação inter e transcultural, permeada pela inter e Transdisciplinaridade para se construir políticas públicas que possam efetivamente atender a essas populações considerando suas especificidades.
● Fortalecimento das redes de proteção e defesa dos direitos humanos originários
● Incentivo às relações interétnicas para proteção e promoção de direitos
● Apoio a práticas de autoproteção e autocuidado
● Valorizar a diversidade étnica e cultural
● Rodas de conversa
● Publicações
● Acolhimento
● reconhecimento das medicinas tradicionais indígenas, dialogando com pajés, rezadores, raizeiros e outros cuidadores tradicionais.

Presidente/a: