Atas

Comissão de Orientação e Fiscalização (6)

Tem como atribuição principal orientar e fiscalizar o exercício profissional da categoria. A Psicologia, como ciência e profissão, vem ampliando seus fazeres, exigindo discussões no âmbito das políticas públicas, na atualização e sistematização dos testes psicológicos e na participação técnica dos/as psicólogos/as em instituições. A ampliação e complexificação do espaço profissional produz novas demandas para a profissão e consequentemente exige dos Conselhos a qualificação de suas obrigações de orientar e de fiscalizar. Nesse sentido, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) assume cada vez maior relevância e presença no cotidiano de trabalho dos CRPs.
Buscar afirmar uma posição enquanto categoria e trabalhar pela adequação dos serviços psicológicos prestados à sociedade é seu maior objetivo. Constituindo-se como uma ferramenta de orientação da categoria e buscando sua integração à comunidade, a COF faz-se presente em diversos eventos, encontros em instituições de formação por todo o estado, assim como, em colaboração com outros conselhos profissionais ou no controle social, trabalhando na promoção e defesa da prática profissional em acordo com as deliberações do Sistema Conselhos de Psicologia. Com encontros semanais, convoca psicólogos/as para serem orientados/as, acolhe e encaminha questões demandadas pela categoria e instituições e fiscaliza a prática profissional.
Novas práticas profissionais, publicidade, informativos, serviços virtuais, avaliação psicológica, concursos públicos, cadastramento de sites, produção de laudos são assuntos presentes no trabalho desta Comissão. Em consonância com objetivo de descentralização das ações do CRPRS, a COF, por meio dos/as psicólogos/as fiscais, realiza plantões de atendimento nas subsedes Centro-Oeste, Serra e Sul.