Comissão de Ética

A Comissão de Ética é responsável pela interpelação e julgamento das faltas éticas cometidas pelos/as psicólogos/as durante o exercício profissional. É um órgão auxiliar e consultivo do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) em questões de ética profissional, buscando zelar pela observância dos preceitos éticos da profissão. Os processos disciplinares são absolutamente sigilosos, mas qualquer psicólogo/a tem direito a acessar suas informações pessoais e solicitar declarações a serem emitidas pela COE. Uma vez indicada possível infração ao Código de Ética Profissional do/a Psicólogo/a (Resolução do CFP nº 010/2005), é dever da Comissão, no uso de suas atribuições, verificar as responsabilidades éticas do/a psicólogo/a em sua atuação profissional e recomendar ao Plenário do CRPRS o arquivamento ou instauração de processo ético-disciplinar e, quando for o caso, apontar o(s) preceito(s) ético(s) infringido(s).
 
Toda representação recebida é avaliada e, caso envolva a atuação profissional do/a psicólogo/a, é acolhida de acordo com o Código de Processamento Disciplinar específico (Resolução do CFP nº 06/2007). Desse modo, a partir das demandas apresentadas e dos pareceres produzidos, a Comissão fomenta reflexões sobre ética nas diversas áreas de atuação do/a psicólogo/a.

Presidente/a: DAIANA MEREGALLI SCHUTZ

 

Comissão de Instrução

A Comissão de Instrução no âmbito do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) é uma Comissão auxiliar a Comissão de Ética na instrução processual de Processos Ético-Disciplinares, se dedica a analisar e conduzir os procedimentos administrativos, técnicos e jurídicos em processos que envolvem questões disciplinares, éticas ou de fiscalização da profissão.
 
A Comissão de instrução desempenha um papel crucial na investigação e análise de situações que podem configurar irregularidades ou violações éticas, preparando as bases para a tomada de decisões pelo Conselho.

Presidente/a: AYANNA DE CAMPOS BUENO