Planejamento estratégico

EIXO 1. AMPLIAÇÃO DA INSERÇÃO SOCIAL DA PSICOLOGIA

1. Inserir a psicologia na garantia de direitos de povos e populações tradicionais

Ações:

Mapear e se aproximar de povos e populações tradicionais
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia e povos tradicionais

2. Visibilizar a importância da rede de saúde mental como atendimento prioritário e em território a usuárias(os) de saúde mental, usuárias(os) de drogas e pessoas com deficiência, em detrimento do atendimento realizado em instituições asilares

Produzir e divulgar relatório de fiscalização conjunta de instituições asilares
Mapear e orientar psicólogas que atuam em instituições asilares e de privação de liberdade
Caravana Estadual de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos
Realizar o VIII Prêmio Arthur Bispo do Rosário
Produzir material pedagógico sobre as comunidades terapêuticas e divulgar à categoria e sociedade
Mapear e orientar psicólogas que atuam em comunidades terapêuticas
Relembrar os 30 anos da “Carta de Bauru”
Realizar atividades alusivas ao dia da luta antimanicomial

3. Ampliar a defesa dos direitos das populações que historicamente sofrem exclusão, preconceito e violações de direitos

Realizar campanha de combate à exploração sexual infanto-juvenil
Contribuir para atualização da Resolução CFP 01/1999
Promover espaços de diálogo e orientação sobre temas transversais de psicologia e direitos humanos
Mapear e orientar psicólogas que atuam em serviços para população de rua
Realizar atividades alusivas ao dia internacional dos direitos humanos
Campanha em comemoração ao Estatuto da Criança e do Adolescente
Debater a questão do sigilo no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica
Realizar atividades na campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres

4. Contribuir para a atuação da psicologia na promoção da saúde do trabalhador e na garantia dos direitos humanos

Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia organizacional e do trabalho

5. Inserir a Psicologia nas discussões e políticas de direito à cidade

Realizar encontros em espaços públicos para diálogo sobre direito à cidade

6. Contribuir para a organização de um plano de contingência para a psicologia em emergências e desastres, com um plano de ajuda mútuo entre os Conselhos Regionais de Psicologia

Produzir um documento de referência sobre o plano de contingência dos CRPs

7. Contribuir nas políticas públicas de forma a eliminar qualquer forma de discriminação e preconceito, promovendo a diversidade e enfrentando práticas patologizantes e medicalizantes

Promover espaços de diálogo e orientação sobre temas transversais de psicologia e políticas públicas
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia e assistência social
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia, comunicação e mídia
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre defesa de direitos de crianças e adolescentes
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia e educação
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre temas de medicalização e patologização
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia nas emergências e desastres
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia e justiça
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia, laicidade e religiosidade
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia e esporte
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia e deficiência
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia e questões raciais
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicoterapias
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia e saúde
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia, alcool e outras drogas
Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia, sexualidade e gênero
Campanha em comemoração ao Dia Estadual de Luta contra a Medicalização da Educação

8. Ampliar o papel social da psicologia, enquanto ciência e profissão, como agente transformadora da realidade política, econômica, social e cultural

Publicar e divulgar os trabalhos vencedores do I Prêmio Marcus Vinícius de Direitos Humanos
Dar visibilidade à diversidade das práticas psi compromissadas com a transformação da realidade
Realizar atividades em comemoração ao dia da psicóloga
Projeto de Visibilidade do CEDOC Físico e Virtual
Debater as contribuições da psicologia na transformação da realidade

9. Articular as discussões da Psicologia do Trânsito com as políticas públicas, em especial as de Saúde, Previdência Social, Assistência Social e Educação

Promover espaços de diálogo, debate e orientação sobre psicologia, trânsito e mobilidade urbana

10. Promover e defender a inserção e ampliação da Psicologia nas políticas públicas

Criar, manter, aprimorar e colaborar com observátorios de Políticas Públicas
Realizar mostras descentralizadas de práticas em psicologia e políticas públicas
Diálogos com órgãos gestores de políticas públicas


EIXO 2. AMPLIAÇÃO DA EFICIÊNCIA TÉCNICA E DA RESPONSABILIDADE ÉTICA

11. Criar e atualizar referências técnicas para o exercício profissional, assim como buscar eficiência e eficácia na publicização destas produções

Produzir e disseminar material de referência à categoria sobre as principais questões éticas
Atualizar os documentos de orientação à categoria
Ampliar o debate sobre a realização da avaliação psicológicas nos diversos contextos
Elaborar e disseminar materiais de referências técnicas e éticas para o exercício profissional
Produção de documentos temáticos de orientação

12. Qualificar os processos da Comissão de Ética e da Comissão de Orientação e Fiscalização

Elaboração de Cartilha Temática COE/COF
Realizar reuniões conjuntas de COE e COF
Realizar formação sobre mediação para conselheiros e colaboradores
Encontros com professores de Ética e coordenadores de cursos de psicologia
Encontros com estudantes de psicologiaa sobre ética profissional
Encontros com responsáveis técnicos de serviços-escola
Alinhar conselheiros, equipe técnica e colaboradores em temas de orientação e fiscalização
Capacitação para utilização do aplicativo de fiscalização
Alinhar orientações sobre direitos humanos para os processos de fiscalização

13. Qualificar os processos de inscrição e de atendimento

Qualificar funcionárias, gestoras e colaboradoras das subsedes para demandas de orientação
Aprimorar o processo de entrega de certificados de pessoas jurídicas
Aprimorar processos e instrumentos de cadastro de psicólogas considerando marcadores identitários
Qualificar a formação das funcionarias/os do atendimento às especificidades da PCD
Qualificar os processos de entrega de CIP enquanto ação de orientação e diálogo com a categoria
Qualificação no atendimento dos funcionários da COE, da secretaria, da COF e do departamento de eventos
Realizar orientação às psicólogas inscritas durante a entrega de CIP
Revisão do procedimento de inscrição de pessoas jurídicas

14. Qualificar a atuação profissional a partir da consideração da realidade social

Promover diálogo nos municípios sobre gestão do trabalho em políticas públicas
Debater intersetorialidade, territorialidade, integralidade e redes
Debater impactos da conjuntura política atual na atuação das psicólogas

15. Ampliar os procedimentos que dão acesso da população aos serviços do CRP SP, facilitando o atendimento técnico-administrativo e considerando as necessidades específica de pessoas com deficiências, de pessoas com dificuldade de comunicação, de pessoas institucionalizadas e em privação de liberdade

Orientar pessoas usuárias dos serviços de psicologia em relação à garantia de seus direitos

16. Qualificar normativas que disciplinam o exercício profissional

Contribuir para a revisão da Resolução CFP 11/2012
Contribuir para a elaboração de resolução sobre a atuação de psicólogas nas medidas socioeducativas

17. Gerenciar o conhecimento produzido no CRP SP para subsidiar ações políticas da gestão e fortalecer debates que considerem o cenário de retirada de direitos

Realizar gestão estratégica do conhecimento sobre as demanda de orientação e éticas
Realizar análise contínua qualitativa e quantitativa dos processos éticos
Realizar oficinas sobre questões éticas no exercício profissional
Analisar relação entre condições de trabalho e aspectos técnicos e éticos no exercício profissional

18. Incorporar o recorte do exercício profissional por processos de trabalhos nas ações de orientação, de fiscalização, de ética e de produção de referências

Realizar evento sobre processos de acolhimento e de acompanhamento no exercício profissional em psicologia
Realizar evento sobre processos educativos e formativos no exercício profissional em psicologia
Realizar evento sobre processos terapêuticos no exercício profissional em psicologia
Realizar alinhamentos com as comissões de Ética, de Orientação e Fiscalização, de Políticas Públicas e de Direitos Humanos sobre o recorte do exercício profissional por processos de trabalho


EIXO 3. PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E RIGOR NA GESTÃO

19. Adequar a estrutura física das unidades do CRP SP às normas elencadas na Lei Brasileira de Inclusão

Reforma das subsedes Grande ABC, Sorocaba e Assis

20. Envolver os recursos humanos no processo de acessibilização do CRP SP

Garantir treinamento em Libras para as assistentes administrativas e técnicas
Acessibilizar procedimentos técnicos e administrativos

21. Adaptar a produção de referências técnicas e éticas e a comunicação aos protocolos de acessibilidade e princípios de desenho universal

Tornar todos os processos de comunicação acessíveis

22. Aprimorar os instrumentos e procedimentos de gestão financeira na perspectiva de ampliação da transparência e do rigor na gestão do recurso público

Realização de auditoria externa
Revisão da normativa sobre apoios e parcerias
Revisão da normativa sobre custeios de participação
Aprimorar o sistema de gestão dos centros de custo

23. Aprimorar os processos de gestão administrativa

Programa de capacitação administrativa de funcionários e gestores
Treinamento para funcionários e conselheiros sobre comunicação não violenta e assertiva
Oficializar fluxograma interdepartamental e procedimentos intradepartamentais
Alinhamento dos aspectos técnicos, administrativos, financeiros e políticos da gestão
Apoio à gestão das subsedes, comissões e grupos de trabalho
Registro e sistematização das ações realizadas pelas subsedes

24. Avançar os processos de descentralização, regionalização e interiorização

Descentralizar reuniões e procedimentos da comissão de ética em todas as subsedes e regiões
Acompanhamento descentralizado de projetos de lei municipais
Interiorizar serviços administrativos, atendimento, entrega de CIP e orientação
Realizar atividades descentralizadas e interiorizadas de mobilização e organização de psicólogas
Articular uma política estadual descentralizada, regionalizada e interiorizada para o CRP SP
Realizar atividades de mobilização local nos municípios pólo de cada região

25. Realizar mapeamento da atuação das(os) psicólogas(os), abarcando todas as regiões em que o CRP SP possui sede e subsedes

Lançar pesquisas sobre área de atuação, local e demandas para criação de banco de dados
Mapear psicólogas que atuam em áreas de interesse estratégico

26. Aprimorar o processo comunicacional para qualificar a participação e a transparência da gestão

Constituir corpo editorial para qualificar as publicações
Realizar estudo para a implantação de ouvidoria
Publicizar manual de comunicação do CRP SP
Divulgar o planejamento estratégico da gestão para a categoria e a sociedade
Aprimorar e divulgar os mecanismos de transparência


EIXO 4. CIDADANIA E DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

27. Defender as políticas públicas por meio de instâncias de controle social e participação social, visando sua democratização, consolidação, ampliação do acesso e da qualificação

Ampliar e qualificar a presença em instâncias de controle e participação social
Campanha para as etapas da XI Conferência Nacional de Assistência Social
Campanha para as etapas da Conferência Nacional de Educação
Campanha para as Conferências de Gestão integral de riscos, emergências e desastres

28. Construir, garantir e ampliar um diálogo próximo e qualificado com a categoria, com usuárias(os), com entidades e com a sociedade, visando um alcance maior da divulgação das normativas, publicações e posicionamentos do CRP SP

Publicar o Jornal PSI
Articulação com a ABEP para cuidar das ações da formação em Psicologia
Projeto Vídeo Documentário História e Memória da Psicologia
Manter e aprimorar o projeto Linha do Tempo da Psicologia
Criação de um aplicativo para a categoria e a sociedade
Ampliar o alcance nas redes sociais do CRP SP
Produzir e divulgar documento orientador sobre violações de direitos e formas de denunciá-la
Produzir e publicizar posicionamento sobre gestão do trabalho no SUS e no SUAS

29. Construir, aproximar e fortalecer a parceria com movimentos sociais e entidades para o desenvolvimento de ações conjuntas que visem a promoção e a garantia de direitos

Realizar articulação, diálogo e parcerias com entidades, coletivos e movimentos sociais
Fomento à realização de audiências públicas para assegurar as normativas do SUAS

30. Desenvolver e ampliar estratégias de comunicação acessíveis que dialoguem com a população, objetivando informar e dar visibilidade às questões relativas aos direitos sociais e humanos

Produzir campanha de comunicação sobre psicologia, políticas públicas e direitos sociais
Informar a população acerca da atuação da psicologia nas temáticas diversas
Realizar atualização sobre direitos humanos aos membros de comissões e grupos de trabalho

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